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Honda Super CUB C125 2019

Preço:

Moto 1

Actualizações do modelo: A Super Cub – o veículo a motor mais vendido em todo o mundo – regressa à Europa. O modelo mantém as suas famosas características de performance bastante acessíveis e o seu estilo único e intemporal, mas beneficia agora de um motor forte de 125 cm³, uma caixa semi-automática com mudanças muito suaves e silenciosas, um quadro novo e mais robusto, suspensões de maior curso, luzes integrais de LEDs e um sistema de arranque e acesso por “chave inteligente” Smart Key.

Conteúdo:

1. Introdução

2 Generalidades do Modelo

3. Características principais

4. Especificações técnicas

 

 

1. Introdução

 

A primeira Super Cub C100 foi apresentada em 1958, no 10º ano de existência da Honda. Um modelo desenhado pelo próprio Soichiro Honda e pelo seu companheiro de longa data Takeo Fujisawa, a Super Cub pretendia ser um veículo simples e objectivo, que “pudesse trazer alegria e utilidade às vidas das pessoas”.

 

Passados quase 60 anos, em 2017, a Honda fabricou a Super Cub nº 100 milhões, tornando este modelo o veículo a motor mais popular de todo o mundo. E, tal como os seus atributos de modelo simples, elegante, fiável, económico e muito prático, a Super Cub nunca passa de moda; na realidade, os objectivos primários definidos pelos fundadores da Honda foram plenamente atingidos: dar e manter a mobilidade das pessoas.

 

Até agora, o mais recente modelo – a Super Cub C110 – só estava disponível no Japão, onde é muito popular entre os utilizadores executivos, incluindo os correios japoneses, e nos países do sudoeste do continente asiático, onde é usado como meio privado de transporte da maioria das pessoas.

 

Consciente de todo um conjunto de utilizadores urbanos – mais jovens e também mais maduros – que procuram um veículo de duas rodas de inspiração retro possuidor de uma verdadeira credibilidade e um estilo marcante, a Honda revela agora a Super Cub C125, uma evolução do lendário modelo e o capítulo seguinte na sua já longa história, concebido para a vida moderna nas cidades.

 

Nas palavras de Tadamasa Maeda, Líder do Projecto da Super Cub C125: 

 

“Conhecemos o nosso cliente-tipo, homem ou mulher e sabemos que o estilo é um aspecto levado muito a sério, pelo que a nossa nova Super Cub C125 vem enriquecer a vida desses clientes. O seu design intemporal tem uma expressão de valor e universalidade e juntámos a isso um novo nível de performance ao motor e melhorámos as capacidades de condução do quadro e da ciclística. Tal como sucedeu com o nosso fundador, a nossa maior alegria é ter um impacto positivo na vida do dia-a-dia – e também colocar um enorme sorriso nos lábios de todos os que usam a Super Cub nas suas vidas.

 

2. Generalidades do modelo

 

 

A Super Cub C125 marca uma nova página na história única deste veículo com uma atracção tão universal que já se vende em mais de 160 países e com um aspecto tão instantaneamente reconhecível que foi o primeiro veículo no Japão a conquistar o galardão de marca registada tridimensional.

 

Apesar da aparência não se desviar muito do “look” clássico, o aumento dos parâmetros do motor de 125 cm³ – potência e binário – mantém a Super Cub sempre à frente do trânsito das cidades; a sua embraiagem centrífuga automática também foi actualizada para complementar o aumento de potência e oferecer mudanças silenciosas e ultra-suaves.

 

O quadro de aço também foi optimizado e oferece agora uma rigidez balanceada que retém a famosa facilidade de utilização da Super Cub. As suspensões de maior curso, tanto à frente, como atrás, as jantes de 17 polegadas de alumínio fundido e o travão dianteiro de disco oferecem uma condução suave e de confiança, com forte capacidade de travagem. A iluminação integral de LEDs vem trazer a este modelo um toque de modernidade e o sistema Smart Key acrescenta funcionalidade e conveniência no dia-a-dia.

 

A pintura pérola destaca o design evocativo da Super Cub C125 e está disponível nas seguintes opções:

 

Azul Pérola Niltava

Vermelho Pérola Nebula

 

3. Características principais

 

3.1 Estilo e Ciclística

 

  • Evolução subtil do estilo simples, clássico e intemporal Super Cub, agora com iluminação total de LEDs
  • Modelo fácil de usar, posição de condução confortável e utilização suave e muito estável
  • Suspensões de maior curso, rodas de 17 polegadas e travão dianteiro de disco, ABS de 1 canal
  • Sistema Honda Smart Key com função ‘answer-back’ para excelente funcionalidade no dia-a-dia

 

A Super Cub 125 foi concebida segundo um conceito de uma só palavra: universalidade. Por outras palavras, este teria de ser um modelo fácil de usar para um enorme leque de pessoas. Uma parte deste carácter é a silhueta tipo “S” inclinada para a frente, que ocupa todo o espaço de entrada na scooter até ao guarda-lamas traseiro, facilitando as entradas e as saídas do condutor.

 

Os detalhes conferem uma sensação e um aspecto de elevada qualidade, com um equilíbrio elegante entre as curvas suaves e subtis e as extremidades abruptas das protecções das pernas e das extremidades dos guarda-lamas à frente e atrás. O guarda-lamas traseiro é ultrafino, em aço prensado em vez de plástico, destacando a silhueta clássica em forma de ‘S’.

 

Um dos elementos-chave desde o primeiro modelo Super Cub é a “unidade” de direcção, que unifica os elementos separados – forquilha, guiador e protecções para as pernas – numa única unidade coesa. No modelo original, o guiador, com formato a fazer lembrar as asas de uma ave, era um ponto de venda evidente e forte; agora, na Super Cub C125 – construído em aço forjado e com diâmetro variável, curvatura em resina moldada e incorporando interruptores e instrumentos – este elemento continua a reflectir aquele motivo.

 

Os punhos estão colocados em posição natural e fácil de agarrar e complementam a posição de condução a direito, com uma excelente visibilidade para a frente e a toda a volta. Sempre com intenção de melhorar o conforto, o banco usa espuma de uretano mais espessa e de elevada densidade do que a C110; o banco também tem cortes de lado e à frente para maior facilidade em chegar com os pés ao chão.

 

Todas as luzes são modernas e brilhantes com tecnologia LED e os instrumentos destacam a profundidade do design geral, com um mostrador de dois anéis cromados; o anel exterior recebe toda a escala do ponteiro do velocímetro analógico e as luzes avisadoras, e o anel interior recebe o mostrador digital minimalista.

 

Um toque moderno do equipamento é o comando Smart Key; basta colocá-lo no bolso e arrancar com a Super Cub. A Smart Key também comanda a imobilizador e representa um dispositivo extra anti-roubo, e está equipado com a função ‘answer-back’ que acende os piscas quando se pressiona o respectivo botão do comando, localizando facilmente a sua moto no meio de outras. E, numa referência aos seus antepassados (e sublinhando a sua história Honda), o comando da Smart Key possui um logótipo de estilo antigo “Old Wing”.

 

A condução divertida e fácil sempre foi outro dos aspectos marcantes da Super Cub – chegando até a inspirar uma canção ‘My little Honda’ dos Beach Boys na década de 1960. Para manter a sua natureza tranquila, mas em conformidade com a actualização das especificações do motor de 125 cm³, o desenvolvimento da Super Cub C125 começou tendo como base o quadro monotrave tubular em aço da C110. O equilíbrio da rigidez na zona da coluna da direcção e dos pendurais do motor foi melhorado, para optimizar a capacidade de alojamento do motor de maior cilindrada; o guiador e o banco estão agora montados em apoios de borracha. Os poisa-pés também apresentam inserções de borracha.

 

O ângulo da coluna da direcção é de 26,5° e o eixo de arraste (trail) vale 71mm, para uma distância entre eixos de 1245mm. O peso em ordem de marcha é de 109kg. A forquilha da suspensão dianteira tem curso de 100 mm e a suspensão traseira de duplo amortecedor tem 84 mm de deslocamento do eixo (mais 10 e 19 mm, respectivamente, do que na C110), absorvendo as irregularidades da estrada de forma irrepreensível, enquanto as jantes de 17 polegadas em alumínio fundido aumentam a estabilidade e a precisão da direcção. Os pneus são tubeless (sem câmara-de-ar) e têm tamanho de 70-90-17 à frente e 80-90-17 atrás. O travão dianteiro tem um disco de 220mm e pinça de um só êmbolo, complementado por um travão traseiro de tambor de 130mm.

 

 

3.2. Motor

 

Simples, robusto, fiável, económico; isto resume o motor da Super Cub C125. A unidade SOHC de 125 cm³ arrefecida por ar tem cabeça de duas válvulas e sistema de injecção de combustível e foi melhorada em termos cosméticos com um acabamento metalizado de tom mate e diversos componentes cromados que lhe dão um aspecto premium; as melhorias estendem-se também ao interior, com vista a melhorar a experiência de condução.

 

O ruído do motor é mantido no mínimo graças à utilização de carretos primários helicoidais e moentes de biela com bronzes de alta precisão. Os rolamentos do tambor das mudanças melhoram as capacidades em engrenar as relações da caixa; o braço das mudanças tem inserções de borracha (que também ajudam a baixar o ruído) e o amortecedor da embraiagem foi optimizado também com inserções de borracha para reduzir o choque das mudanças.

 

O diâmetro e o curso são de 52,4 x 57,9mm e a relação de compressão é de 9,3: 1. O pico de potência de 7,1kW aparece às 7,500rpm e o binário de 10,4 N·m surge às 5.000 rpm; tanto a curva de potência como a de binário são muito lineares, com um reforço forte entre a gama de média rotação e o pico.

 

Os consumos da Super Cub C125 são de 66,7km/l (1,5 l/100 km em modo WMTC) para uma autonomia de cerca de 245km por cada depósito de 3,7 litros.

 

4. Especificações técnicas

 

MOTOR
Tipo 4 tempos, SOHC, 2 válvulas, refrigerado por ar
Cilindrada 125 cm³
Diâmetro x Curso 52,4 x 57,9 mm
Relação de compressão 9,3 : 1
Potência máxima 7,1kW·(10CV) às 7.500 rpm
Binário máximo 10,4N·m às 5.000 rpm
Capacidade de óleo 1 Litro
SISTEMA DE ALIMENTAÇÂO DE COMBUSTÍVEL
Alimentação Injecção electrónica PGM-FI
Capacidade do depósito de combustível 3,7 litros
Consumos de combustível 66,7 km/l (1,5 l/100 km) (modo WMTC)
SISTEMA ELÉCTRICO
Motor de arranque Eléctrico
Bateria 12V-3,5AH
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem Embraiagem húmida, discos múltiplos
Tipo de caixa 4 velocidades
QUADRO
Tipo Quadro monotrave em aço
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A) 1.915 x 720 x 1.000 mm
Distância entre eixos 1.245 mm
Ângulo da coluna da direcção 26,5°
Eixo de arraste (trail) 71 mm
Altura do banco 780 mm
Altura ao Solo 125 mm
Raio de viragem 2 m
Peso em ordem de marcha 109 kg
SUSPENSÃO
Dianteira Forquilha telescópica. Curso de 26mm
Traseira Duplo amortecedor
JANTES
Dianteira 10 raios liga de aluminio
Traseira 10 raios liga de aluminio
Pneu Dianteiro 70/90-17M/C 48P
Pneu Traseiro 80/90-17M/C 50P
TRAVÕES
Dianteiro Hidráulico, um disco de 220 mm
Traseiro Tambor de 130 mm
ILUMINAÇÃO
Farol LEDs
Farolim LEDs

Todas as especificações são provisórias e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

# Queira notar que os valores apresentados foram obtidos pela Honda segundo condições de teste normalizadas prescritas pelo WMTC (World Motorcycle Test Cycle – Ciclo de Testes Mundial para Motos). Estes testes foram realizados durante a condução em estrada com uma versão base da moto, apenas com o condutor e sem equipamentos adicionais. Os valores reais de consumo podem variar consoante a forma de condução, a manutenção realizada ao veículo, as condições atmosféricas e da estrada, a pressão dos pneus, a presença de acessórios e/ou de carga, do peso do condutor e do passageiro e outros factores.

Ficha da Viatura

Potência:7,1 kW (9,5 cv) / 7.500 rpm (95/1/EC)
Cilindrada:125 cc