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HONDA CB500F 2019

Preço:

Moto 1

A CF500F naked – originalmente lançada em 2013, juntamente com a CB500X de aventura e a CBR500R de carenagem integral – já demonstrou ser uma das fórmulas de sucesso testadas e comprovadas pela Honda de como fabricar uma moto extremamente popular e este novo modelo mantém toda a sua relevância, sem perder nenhuma das caraterísticas que a tornaram famosa.

 

Nomeadamente, o fantástico motor de dois cilindros e a ciclística simples, desportiva e de baixo peso, que podem oferecer o mais elevado nível de diversão a todos os condutores, independentemente da sua experiência. Apesar de a potência de pico de 35 kW a tornar apta para detentores de carta A2, a CB500F oferece muito mais do que apenas uma moto “de entrada” para principiantes.

 

Com dimensões compactas e condução muito fácil, onde se pode aprender e progredir de forma simples no mundo das motos, e custos de manutenção muito em conta, este modelo constitui uma excelente proposta para as deslocações “casa-trabalho-casa” do dia-a-dia; no entanto, são esses mesmos atributos, bastante apreciados por quem procura uma moto fácil de conduzir, que a tornam um verdadeiro prazer, seja para quem quer passar de uma 125 para uma moto maior ou para quem pretende apenas explorar novas estradas ao fim de semana.

 

Em 2016, a CB500F recebeu uma nova “roupagem” mais agressiva de componentes “streetfigher”, que deixavam ver o seu motor vivo e um depósito de combustível de maior capacidade, para além de luzes LED, forquilha dianteira com afinação da pré-carga e manete de travão com regulação.

 

Expandido este tema, a versão de 2019 da CB500F continua a apresentar linhas fortes e marcadas, que revelam todos os aspetos técnicos e mecânicos deste modelo, juntamente com uma série de atualizações que destacam ainda mais a experiência de condução.

 

2. Generalidades do modelo

Para 2019, a CB500F foi totalmente revista e evoluída e agora tem proporções mais agressivas que criam uma postura mais forte, afilada e musculada. O guiador de espessura variável aumenta a sensibilidade da condução. O novo painel de instrumentos LCD inclui um indicador de mudança engrenada e outro que mostra ao condutor quando deve engrenar uma mudança mais alta; os piscas de direção são de LEDs, tal como o resto da iluminação.

 

E, apesar de o motor da CB500F manter os 35 kW necessários para este modelo continuar a poder ser conduzido por detentores de carta A2, oferece agora mais 4% de potência e de binário entre as 3.000 e as 7.000 rpm, graças às revisões introduzidas na admissão, no escape e na distribuição. O novo escape de dupla saída tem uma sonoridade melhorada e o motor está agora equipado com embraiagem assistida deslizante.

 

A ciclística não foi alterada, mas a suspensão traseira é agora um sistema de monoamortecedor, que oferece performances consistentes e melhor controlo.

 

 

3. Caraterísticas principais

 

3.1 Estilo e Ciclística

 

  • Novo estilo agressivo
  • Guiador de espessura variável para maior controlo e sensibilidade
  • Novo painel de instrumentos LCD, com indicadores de mudança engrenada e de mudança mais alta
  • Piscas de LEDs

 

Nesta evolução para 2019, as formas da naked CB500F foram totalmente renovadas e possuem um novo caráter ainda mais agressivo. À frente, o farol de LED penetrante deixa perceber de imediato a postura rebaixada e “pronta para a ação” desta nova moto; os resguardos laterais ligam-se ao depósito de combustível duma maneira que coloca o motor em posição de evidência, enquanto as tampas laterais e o banco dão continuidade à temática “musculada e angular” deste modelo.

 

O guiador de espessura variável oferece maior controlo e sensibilidade. O novo painel de instrumentos LCD inclui indicador de mudança engrenada e indicador de mudança mais alta; esta última função está programada para as 8.750 rpm mas pode ser ajustada em incrementos de 250 rpm, entre as 5.000 e as 8.750 rpm.

 

O quadro principal do tipo diamante em aço e 35 mm permanece inalterado para 2019. Este tipo de quadro é leve e muito robusto, com uma determinada quantidade de flexão que permite ao condutor obter excelentes níveis de feedback das alterações na superfície da estrada. O formato e a posição dos apoios do motor, juntamente com o equilíbrio da rigidez do quadro também permitem reduzir ainda mais as vibrações.

 

A distância entre eixos é de 1.410 mm e o ângulo da coluna da direção e o eixo de arraste (trail) são de 25,5° e 102 mm respetivamente, originando uma direção ágil mas segura e que oferece muita confiança. A centralização das massas, com o motor colocado em posição muito próxima do ponto de pivot do braço oscilante, permite obter excelente agilidade em curva e a distribuição ótima do peso entre a frente e a traseira assegura a estabilidade necessária. O peso em ordem de marcha é de 189 kg.

 

A altura do banco não foi alterada, mantendo-se num valor baixo, 785 mm e torna a CB500F um modelo bastante fácil de conduzir, com uma posição de condução neutra e confortável e muito espaço para condutores de todas as estaturas. As dimensões gerais são 2.080 x 790 x 1.060 mm, com altura ao solo de 140 mm. O depósito tem capacidade para 17,1 litros, incluindo a reserva e, em combinação com a excelente economia do motor, oferece uma autonomia de 480 km (mais de 260 milhas).

 

A forquilha telescópica de 41 mm da suspensão dianteira tem afinação da pré-carga e curso de 120 mm; esta unidade oferece uma condução muito suave e controlada, com excelente feedback ao condutor da aderência do pneu dianteiro. O novo amortecedor traseiro monotubular (tal como se pode encontrar nas motos desportivas de maior cilindrada) substitui o anterior design de dois amortecedores e o seu êmbolo de maiores dimensões assegura uma suspensão traseira de excelentes respostas e caraterísticas fantásticas na gestão das temperaturas. Esta unidade traseira oferece 9 níveis de afinação da pré-carga da mola e trabalha sobre um braço oscilante rígido em tubos de aço de secção quadrada, agora com placas em aço prensado para a afinação da corrente. A transmissão final é feita por uma corrente 520 selada.

 

As jantes em alumínio fundido de baixo peso e 17 polegadas têm raios em Y de secção oca. A largura do pneu dianteiro é de 3,5 polegadas, com pneu 120/70-ZR17 e o pneu traseiro tem dimensões 160/60-ZR17 com jante de 4,5 polegadas. O travão dianteiro tem um único disco ondulado de 320 mm e pinças de dois êmbolos, complementado por um travão traseiro com um disco também ondulado, desta feita, de 240 mm e pinça de um só êmbolo. A moto vem equipada de série com ABS.

 

A CB500F vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

 

Vermelho Grand Prix

 

Preto Metalizado Mate Gunpowder

 

Branco Pérola Metalloid

 

Laranja Candy Energy

 

 3.2. Motor

  • Motor bicilíndrico muito vivo, com arquitetura interna inspirada na CBR1000RR Fireblade
  • Revisões ao nível da admissão, escape e distribuição, oferecem mais 4% de potência e binário a média rotação
  • Novo escape com duas saídas e sonoridade mais desportiva
  • Embraiagem assistida deslizante, facilita a engrenagem das mudanças mais altas e suaviza as reduções

 

O motor da CB500F, uma moto que pode ser conduzida por detentores de carta A2, é uma unidade de dois cilindros paralelos, 8 válvulas e refrigeração por líquido, oferece um equilíbrio bem proporcionado entre dimensões físicas e potência disponível e agradável de usar, com um caráter energético de alta rotação e potência de pico muito forte.

 

De si já bastante forte logo desde baixa rotação, o objetivo de desenvolvimento para o modelo de 2019 foi obter melhores acelerações à custa de um aumento da potência na gama de baixa e média rotação e do binário entre as 3 e as 7.000 rpm; a melhoria de 4% foi conseguida pelas alterações introduzidas na distribuição – com avanço de 5° no comando de fecho – e aumento de 0,3 mm na elevação, agora 7,8 mm.

 

Agora, podemos encontrar um sistema de injeção PGM-FI com admissão praticamente a direito, atravessando a caixa do filtro do ar e a rampa de aceleração. A bateria foi reposicionada para uma posição mais afastada (44,1 vs 13,4 mm) da parte traseira da conduta de admissão da caixa do filtro do ar, permitindo a entrada de melhores fluxos aerodinâmicos; o escape de duas saídas confere uma sonoridade mais marcante e desportiva ao motor. O pico de potência é de 35 kW e chega às 8.500 rpm, com o pico de binário de 43 N·m a aparecer às 7.000 rpm.

 

Os valores do diâmetro e do curso são de 67 e de 66,8 mm, respetivamente e a relação de compressão manteve-se nos 10, 7 : 1; os moentes da cambota estão desfasados a 180° e há um veio de equilibrio de primeira ordem atrás dos cilindros, junto ao centro de gravidade da moto. O carreto primário e o carreto do veio de equilibragem são do tipo tesoura, para menor ruído. Os contrapesos da cambota têm formato específico e excelente equilíbrio de acoplagem e o seu baixo peso permite ao motor rodar livremente, com inércia reduzida.

 

Servindo como membro de esforço, o motor complementa a rigidez do quadro graças aos pendurais de montagem na cabeça do motor. Internamente, encontramos balanceiros de roletes na cabeça do motor e as válvulas são afinadas por pastilhas, aligeirando todo o conjunto, diminuindo a carga das molas das válvulas e reduzindo o atrito.

 

A distribuição é feita por corrente silenciosa (SV Chain), com pinos de superfície tratada com Vanádio, para menor atrito e melhor proteção contra desgaste. As válvulas do motor têm diâmetros de 26,0 mm na admissão e 21,5 mm no escape.

 

O formato dos pistões tem por base os usados na CBR1000RR Fireblade, reduzindo o ruído provocado por estes componentes a alta rotação. O atrito também é reduzido pela inclusão de estrias nas saias dos pistões – um acabamento que aumenta a área da superfície através da introdução de folgas nas quais o óleo pode fluir, oferecendo melhor lubrificação. Tal como na CBR1000RR, foi aplicado um processo de banho de sal AB 1, usado após o tratamento de nitretação de isonite, que constitui uma membrana de proteção anti-oxidação.

 

As proporções triangulares da cambota, do veio primário e do contraveio são muito semelhantes às dos motores de quatro cilindros da gama RR da Honda e muita da estrutura interna deste motor é diretamente transposta da CRB1000RR.

 

O bloco do motor usa camisas de paredes finas fundidas por centrifugação e o seu design interno reduz as perdas por bombagem que ocorrem nos motores com 180° de ordem de ignição. Com a mesma estrutura de descarga da CBR1000RR, a bomba de óleo possui melhores performances em termos de gaseificação do óleo e atrito reduzido; o cárter fundo reduz o movimento do óleo nas curvas apertadas e nas travagens fortes. A capacidade de óleo é de 3,2 litros.

 

A caixa de seis velocidades da CB500F é muito idêntica à da sua irmã RR e usa braços e articulações das mudanças com a mesma estrutura. Novidade para o modelo de 2019, a embraiagem assistida deslizante (embraiagem Assist/Slipper) oferece mudanças mais leves e suaves, especialmente nas reduções fortes.

 

4. Acessórios

 

Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a CB500F. Estes incluem:

 

Top case de 35 L

Porta-bagagens traseiro

Saco de depósito

Saco para o banco

Ecrã

 

 

5. Especificações técnicas

 

MOTOR
Tipo Bicilíndrico paralelo, arrefecimento por líquido
Cilindrada 471 cm³
Diâmetro x Curso 67 x 66,8 mm
Relação de compressão 10,7 : 1
Potência máxima 35 kW/8.600 rpm
Binário máximo 43 N·m/6.500 rpm
Capacidade de óleo 3,2 L
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Alimentação PGM FI
Capacidade do depósito de combustível 17,1 L (incl. reserva)
Consumo de combustível (método WMTC) 3,4 l/100 km (29,4 km/litro)
SISTEMA ELÉCTRICO
Motor de arranque Elétrico
Capacidade da bateria 12 V 7,4 AH
Potência do alternador 23,4 A/2.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem Húmida, multi-discos
Tipo de caixa 6 velocidades
Relação de transmissão final Por corrente
QUADRO
Tipo Diamante em aço
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A) 2.080 mm x 790 mm x 1.060 mm
Distância entre eixos 1.410 mm
Ângulo da coluna da direção 25,5 graus
Eixo de arraste (trail) 102 mm
Altura do banco 785 mm
Altura ao Solo 145 mm
Peso em ordem de marcha 189 kg
SUSPENSÃO
Dianteira Forquilha telescópica convencional de 41 mm e regulação da pré-carga
Traseira Mono-amortecedor Por-Link com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante de tubos quadrados em aço
JANTES
Dianteira Alumínio fundido, raios múltiplos
Traseira Alumínio fundido, raios múltiplos
Dimensão da Jante Dianteira 17 x MT3,5
Dimensão da Jante Traseira 17 x MT4,5
Pneu Dianteiro 120/70ZR – 17M/C
Pneu Traseiro 160/60ZR – 17M/C
TRAVÕES
Tipo de ABS 2 canais
Dianteiro Um disco ondulado de 320 mm, pinças de 2 êmbolos
Traseiro Um disco ondulado de 240 mm, pinça de 1 êmbolo
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO
Instrumentos Velocímetro digital, conta-rotações digital de barras, dois conta-quilómetros parciais, indicador digital de nível e de consumos de combustível, relógio digital e indicador digital de mudança engrenada
Sistema de segurança HISS (Honda Ignition Security System – Sistema Imobilizador Honda)
Farol Médio, 4,8 W, Máximo 12 W

 

Todas as especificações são provisórias e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

# Queira notar que os valores apresentados foram obtidos pela Honda segundo condições de teste normalizadas prescritas pelo WMTC (World Motorcycle Test Cycle – Ciclo de Testes Mundial para Motos). Estes testes foram realizados durante a condução em estrada com uma versão base da moto, apenas com o condutor e sem equipamentos adicionais. Os valores reais de consumo podem variar consoante a forma de condução, a manutenção realizada ao veículo, as condições atmosféricas e da estrada, a pressão dos pneus, a presença de acessórios e/ou de carga, do peso do condutor e do passageiro e outros fatores.

Ficha da Viatura